A importação em um navio da marinha

importacaoO assunto mais falado em termos de importação é a alfandega e como ela é a base para controle da entrada e saída de bens pela fronteira, é por ela que se passa qualquer coisa que você queira importar. E tanto aqui como nos Estados Unidos da América, a importação é um caso complicado pois envolvem pontos da soberania nacional e o controle deve ser feito pelo Estado. Por mais que uma pessoa defenda um liberalismo e um mínimo controle das fronteiras, nós devemos saber que é impossível simplesmente deixar e liberar qualquer tipo de mercadoria entrar em nosso país sem uma mínima vistoria. Imagina o quanto de ataques que iriamos receber nos EUA a respeito de terroristas que tem planos de enviar armas químicas como o antrax também bombas que podem causar a morte de centenas de milhares de pessoas.

O país do Tio Sam já se descuidou uma vez e perdeu dois de seus maiores prédios e milhares de vidas.

Agora, o que acontece com a importação no Brasil? Aqui é um modelo bem mais protecionista e praticamente os impostos são calculados para que o importador não tenha lucro sobre qualquer tipo de importação para revenda. E infelizmente quem é mais afetado nessa história é o consumidor, que deixa de ter opções de compra e não consegue a mercadoria que sempre sonhou.

logo-ballardÉ por isso que a grande massa de importadores profissionais, em especial os pequenos, é que correm atrás de meios para burlar a legislação e deixarem de pagar imposto. A verdade é que o modelo ideal, ou até o único modelo que faz sentido é aquele em que você consegue não pagar nenhum imposto.

O site mercado livre é um grande exemplo de pessoas que se reúnem para revender seus produtos importados com cursos como por exemplo o Projeto Importador Profissional que ensina diversas técnicas e macetes para que a pessoa consiga se tornar um importador profissional de pequeno porte. Muito esse curso tem a ensinar e só digo que muitas pessoas estão fazendo mais dinheiro na crise do que fora dela. Com certeza o nosso querido Ballard aprovaria este tipo de importação se soubesse como é rígido nosso sistema somente para arrecadar dinheiro e não preservando o livre mercado ou então fazendo apenas controle para fins de segurança.